terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Big Brother Zombie - Três Questões

A while ago, Troy Costisik proposed the Big Three Questions an aspiring game design should answer in order to guide and orient his game. I've found that these can be used to guide and orient the attention of prospective players to the important aspects in the game, as well.

So, without further ado, the Big Three Questions for Big Brother Zombie.
What is my game about?

It's about conflict, trust and betrayal under extreme situations, on a closed house and without any chance to get out, where a ravening zombie is occasionally thrust, and/or a corresponding weapon to kill it. As the tension mounts, will it be preferable to kill the zombie to survive and thus win the show, or to kill your fellow contestant that can either help you in a moment or betray you on the next?

What do the characters do?

Characters are Contestants on a reality shoe taken to an extreme. Instead of only living mundane and boring situations live, they get the chance to live boring and mundane situation against the undead!

What do the players do?

Players have direct influence on the game through the Confessionals, a mechanic that works just like those you see on reality shows, influence the conflicts of their characters with others through scaling said conflicts and resolving their consequences, compete for Popularity and trust one another so they can kill zombies.


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Há algum tempo, Troy Costisik propôs Três Questões para que aspirantes a rpg se pudessem guiar e orientar no design do seu jogo. Descobri, pela experiência, que isto pode também servir para orientar a atenção de possíveis jogadores para pontos importantes no jogo.

Assim, sem mais demoras, as Três Grandes Questões do Big Brother Zombie.

O jogo é sobre o quê?

É sobre conflicto, confiança e traição sob situações extremas, numa casa fechada e sem hipóteses de sair, onde regularmente é posto um zombie e/ou uma arma para o matar. À medida que a tensão aumenta, será preferível matar o zombie para sobreviver e assim ganhar o programa, ou o companheiro do lado que tanto nos pode ajudar num momento como trair no momento seguinte?

O que fazem os personagens?

Os personagens são Concorrentes num reality show levado ao extremo. Em vez de apenas viverem situações mundanas e aborrecidas em directo numa televisão qualquer, no BBZ têm oportunidade para viver situações mundanas e aborrecidas com um zombie no quarto ao lado que vos quer comer o cérebro!

O que fazem os jogadores?

Além de controlarem os seus Concorrentes, os jogadores têm influência directa no jogo através da Cadeira do Confessionário, que funciona como se vê em qualquer reality show, influenciam o contacto das suas personagens com as restantes através da mecânica de resolução de conflictos em escala e as consequências dos mesmos, competem por Popularidade, e confiam uns nos outros para conseguir matar zombies.

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