terça-feira, 10 de março de 2009

Big Brother Zombie - Confiança, Popularidade e Infecção

"Paulo! Confia em mim! Tu fazes de isco, e quando o morto correr para ti eu encho-lhe o crâneo de balázios!"

Aqui irei falar sobre os passos finais para o jogo, nomeadamente e como já devem ter reparado, na Confiança, Popularidade e Infecção.


Confiança

Através de cooperação forçada ou de amizade que nasce de enfrentar uma ameaça comum, os jogadores poderão simular estes relacionamentos através da atribuição de Pontos de Confiança. A mecânica para Confiança existe em vários jogos e acho-a terrivelmente brilhante, sendo o BBZ um bom palco para a sua excelência. Se sentirem alguma curiosidade nesta mecânica, procurem The Mountain Witch, Hot War, e The Dead, entre outros.

Cada Concorrente irá estabelecer relações de Confiança com os restantes, através da atribuição de Pontos de Confiança. Estes Pontos poderão ser usados quando ambos os Concorrentes estiverem a cooperar numa Tarefa, num Conflicto com outros Concorrentes ou contra Zombies. Basicamente, o Concorrente que confia noutro atribui-lhe 1 Ponto de Confiança, que o confiado pode depois devolver ao confiante na forma de dados em situações onde cooperem.

Num exemplo, se Marco confiar em Rita por 2 pontos, então Rita pode usar 1 desses pontos para ajudar Marco, que somará +1 dado no Teste.

No entanto, esta Confiança tem um reverso. A qualquer altura o Concorrente confiado pode usar a totalidade dos pontos que o confiante lhe concedeu para o trair.

Na continuação do exemplo acima, Rita pode trair Marco somando +2 dados num Conflicto contra este.

Não há limites para os Pontos de Confiança que os Concorrentes podem ter, mas apenas os podem atribuir durante os Confessionários.


Confessionários

Num reality show há sempre uma "Cadeira do Confessionário"; nela, os concorrentes falam sobre o que aconteceu, sobre as suas dúvidas em relação uns aos outros, e ainda, graças à magia da televisão, sobre coisas que os telespectadores ainda não viram. Esta mecânica raramente foi usada em jogos; que me lembre, só a vi no excelente InSpectres, de Jared Sorensen, e assenta como uma luva no BBZ.

Durante um Confessionário, um dos Concorrentes irá levantar-se da sua cadeira à mesa e sentar-se noutra cadeira, posta de parte no início do jogo para este propósito. Deve depois dirigir-se aos restantes Concorrentes como se estivesse a falar para as câmaras da televisão no Confessionário. Aí pode falar de qualquer assunto relacionado com a Casa, com os outros Concorrentes, com as Tarefas, etc, tal como se estivesse a comentar algo da Casa.

Mas pode fazer mais. Pode falar sobre eventos que ainda não aconteceram em jogo, como acontece na televisão em que parece que os Concorrentes prevêm o futuro, e mais importante, é a única altura do jogo em que podem atribuir Pontos de Confiança. Cada Concorrente pode falar no Confessionário as vezes que quiser, mas só pode atribuir 1 Ponto de Confiança por sessão, ou hora de jogo.



Popularidade

Os Concorrentes competem por Popularidade, como num concurso de televisão normal. Esta Popularidade faz com que os telespectadores os queiram ver mais vezes em jogo e que sejam os seus Concorrentes preferidos a ganhar.

O BBZ reflecte isto mecanicamente da seguinte forma: de cada vez que um Concorrente escale um Conflicto, ou de cada vez que, num Teste ou Conflicto ele tenha o mais número de sucessos de todos os Concorrentes, ou ainda de cada vez que tenha o dobro dos sucessos do seu oponente, então ele soma +1 Ponto de Popularidade. O Concorrente ganha também +1 Ponto de Popularidade de cada vez que decidir seguir a sua Perturbação e isso ponha em risco a sua segurança ou a dos restantes Concorrentes.

Os Pontos de Popularidade podem ser usados em Testes, Conflictos e Combates para obter +1 dado, que será somado ao total dos dados antes do Teste ser feito. Isto não significa que a Popularidade desce, apenas que o Concorrente tem mais facilidade em ser bem sucedido, seguindo a vontade dos telespectadores em casa.

A Popularidade é influenciada pela Presença do Concorrente. A Popularidade inicial é igual à Presença -1, e o Concorrente pode ter até duas vezes o valor da Presença em Popularidade.

Se o Concorrente mais popular morrer e se tornar num zombie, todos os outros Concorrentes ganham 1 dado livre, mas este Concorrente continua a jogar, agora como zombie, o que será visto mais adiante.



"Paulo, o zombie ia-te arrancando o braço à dentada. Não sabemos se estás infectado ou não, por isso vamos ter que o serrar."

Infecção

No mundo do BBZ não é 100% garantido que uma mordedura de Zombie transforme automaticamente a vítima noutro Zombie. Não se sabe exactamente porquê, mas até mesmo pessoas mortas por Zombies por vezes não se levantam como mortos-vivos.

Quando um Concorrente é mordido o Grande Irmão faz um Teste de Vigor em segredo, testanto o Vigor do Concorrente com o do Zombie que lhe mordeu. Se o Zombie tiver o dobro dos sucessos, o Concorrente irá transformar-se em Zombie daí ao número de sucessos obtido pelo Concorrente em Tarefas -1. Se o Zombie só tiver mais sucessos, o Concorrente transforma-se em Zombie daí ao número de sucessos obtido pelo Zombie em Tarefas -1.

Num exemplo, se Marco for mordido, o Grande Irmão irá testar o seu Vigor com o do Zombie, neste caso rolando 3 dados para Marco e 5 para o Zombie. Para Marco, o Grande Irmão tira 2, 3 e 5, ou um sucesso apenas; para o Zombie, o Grande Irmão tira 4, 4, 5, 6 e 6, três sucessos, claramente mais do dobro de sucessos de Marco. Isto significa que Marco irá transformar-se em Zombie imediatamente! Se Marco tivesse tido dois sucessos, ele transformar-se-ia em Zombie quando tivessem decorrido mais duas Tarefas na casa, e durante este tempo ninguém saberia se Marco iria passar para a concorrência ou não.

Se o Concorrente tiver mais Sucessos que o Zombie, independentemente do número de sucessos, então não se transforma em Zombie. Em caso de empate, rolam-se os dados novamente.

Há uma maneira de evitar a Infecção, e evitar que o Grande Irmão faça este teste, que é cortar o membro que se supõe Infectado. Esta maneira radical de evitar a Infecção só pode ser feita se o Zombie não matar o Concorrente, claro!

O Concorrente a quem for cortado um dos membros para evitar o Teste de Infecção perde automaticamente 1 Ponto de Vigor e 1 Ponto de Personalidade, mas ganha também 1 Ponto de Popularidade, por demonstrar Coragem suficiente para se submeter a tal operação.


Zombies como Concorrentes

Quando um Concorrente é morto por um Zombie e se transforma ele próprio num morto-vivo, o jogador não deixa automaticamente de jogar. Em vez disso, ele torna-se uma das atracções do programa, e continua a ganhar Popularidade!

Quando isto acontecer, o jogador perde a sua Coragem e Presença e vê o seu Vigor subir para 5, ou qualquer valor que o Grande Irmão tenha decidido que os Zombies no seu jogo têm, deixa de poder atribuir e usar Confiança, mas pode continuar a usar e a ganhar Popularidade. Por cada Concorrente que mate ganha +1 à sua Popularidade, e por cada Concorrente que transforme em Zombie ganha +2!

O uso da Popularidade é o mesmo, dar mais dados em Combate, e o jogador ganha mais uma opção para o seu jogo, que é o de estabelecer Tarefas, como se fosse o Grande Irmão. Para isso, o jogador gasta 1 Ponto de Popularidade e atribui ele próprio a Tarefa, que terá que envolver o seu Zombie, forçosamente. Recomenda-se discrição na utilização desta abilidade. E algum sadismo.

EDIT: Não sei como me pude esquecer, mas os bons rapazes da rpg.net fizeram o favor de mo lembrar: Imunidade!

Antes de cada Tarefa os jogadores têm possibilidade de fazer que um deles fique seguro e longe dos Zombies enquanto os seus companheiros de casa completam a prova. Este processo não é automático, como nos reality shows normais: no BBZ, os Concorrentes decidem entre si, antes de cada Tarefa, quem irá ter Imunidade. O método como o fazem é completamente ao seu critério, mas recomenda-se um grito ou dois, seguido de uma ameaça e/ou facada.

Sem comentários: