sábado, 6 de dezembro de 2008

Sistema Solar - Esboço de Visão Geral da Experiência de Jogo

Esboços

Apesar de grande parte deste documento ser dedicado a explicar as regras e procedimentos do Sistema Solar, a experiência prática de jogo deve ser também tida em conta. Uma sugestão das possibilidades será providenciada pelos esboços de jogo espalhados pelas regras, em tudo parecidos com o que se segue.
O Sistema Solar está neste momento a ser jogado por várias pessoas em todo o mundo, sendo por isso que pedi a alguns amigos e colaboradores que me ajudassem a escrever um pouco acerca de como o resto do pessoal usa o Sistema Solar e o que dele pensam. Espero que gostes destes flashes de insight e opinião bem no espírito da ideia pessoal que cada um apresenta.

Visão geral da experiência de jogo

Surpresas são muitas vezes presenteadas àqueles que delas pouco esperam, mesmo que não pensem muito nelas.

Segundo a vontade do Guia de Estória, o meu personagem, Montserrat, estava em apuros. A Guilda dos Ladrões estava grata pelos serviços prestados, lá isso era verdade — pena era que depois de Ana me ter traído, Lucefecit tinha agora conhecimento de tudo.

A chatice era que, enquanto eu tinha conhecimento completo disto tudo ao estar à mesa de jogo com os meus amigos, Montserrat não tinha tanta sorte no seu estado actual de deslembramento. O Mike estava a ser o Guia de Estória de momento, portanto foi ele que nos anunciou que eram as tropas do governador a causa por detrás daquela algazarra toda no andar-de-baixo. Montserrat só teve tempo de apanhar as suas calças e dar uma beijoca na bochecha de Beatriz antes de se escapar pela janela.

Sendo obviamente esta situação uma situação de conflito, entrámos em modo de lançar dados: Montserrat tinha um jeito especial com cavalos, por isso não hesitei em que ele agarrasse uma das montadas que os soldados cavalgavam nesta espécie de coutada. Contudo, sendo a dama fortuna uma amante caprichosa, o capitão da guarda fora desta vez o mais astuto: os seus homens estavam à espera ao fundo do beco, deixando Montserrat com pouca escolha a não ser desmontar delicadamente.

“Nem mais um passo, rebelde!” – rosnou o Mike em nome do mal-humorado capitão. “Não me cabe saber a razão porquê, mas Lucefecit ainda quererá vossa cabeça presa a vosso pescoço por enquanto. Regressai pacificamente e vivereis o tempo suficiente para verdes o sol raiar.”

“E tal deverei acreditar, quando foi minha pessoa que vós haveis amaldiçoado com o fardo de três terríveis mortes nem há mais de uma noite atrás, capitão Reinaldo?” Repliquei eu na voz do personagem, inventando finalmente o nome do capitão que este tinha logrado ainda na sessão anterior. “Estou apenas a dar cor à conversa, Mike; o Montserrat não está a pensar resistir se eles não estão a ser propriamente hostis de momento.

“É a verdade, Montserrat. Gosteis ou não, os vossos dias de adultério findaram: Lorde Lucefecit decidiu que ireis servir melhor os seus interesses como membro de um novo exército expedicionário. Como é do meu entendimento, poderei-vos tanto alistar como ajudante-de-ordens ou como peão na linha da frente de batalha.” Respondeu Mike, sorrindo. “Minha é a tarefa de tornar certo que estareis no acampamento militar antes que este parta finalmente em viagem.”

Tal como Mike estava à espera, esta viragem dos acontecimentos havia completamente deixado às escuras tanto Montserrat como eu. Não estando em grande estado para lhes fugir, o meu aventureiro aceitou, por agora, o seu destino.

Eero Tuovinen


SOLAR SYSTEM 1.1 escrito por Eero Tuovinen e traduzido por João Mariano
Baseado em THE SHADOW OF YESTERDAY,
© Clinton R. Nixon 2005,
http://tsoy.crngames.com,
(recuperado 1.5.2008).
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Sem comentários: