Consegue-o baseando-se em parte nalguns conceitos dessa grande ferramenta de construção de RPGs que é o Fudge de Steffan O'Sullivan, principalmente a hierarquia ou “escada” de atributos. Baseia-se também na ideia que face a uma situação desafiante o personagem também pode escolher novas convicções e motivações num piscar de olhos e que pode recuperar a força interior que gastou ao enfrentá-las no meio-tempo em que se dedica a uma outra qualquer actividade, mais íntima ou física do que o normal.
Originalmente o sistema foi apresentado no The Shadow of Yesterday, um jogo Sword&Sorcery, meio pulp, meio romântico, mas bastante humanista apesar de povoado por elfos, goblins e homens-ratos. Contudo o facto do sistema ter sido aplicado neste universo rico, herdeiro de uma cataclismo mágico remoto e orfão de deuses e seres superiores, impediu a maioria dos jogadores de o usar noutros contextos e apesar de, felizmente, o autor, o Clinton R. Nixon, acérrimo defensor das obras publicadas em licença aberta, o ter publicado na sua totalidade gratuitamente on-line e com uma licença aberta. Foi uma questão de tempo até o Eero Tuovinen ter tido a ideia de redigir uma versão genérica do sistema, sem nenhum universo de jogo exclusivo, que de certo modo é a explicação de como ele próprio o usa nas suas sessões de jogo. A licença é aberta o suficiente para que possa ser copiada e usada em novas variações desde que seja atribuída a autoria original. O próprio Eero irá fazer uma nova versão do universo original do The Shadow of Yesterday, Near, para ser usada em conjunto com o Solar System. Nós por cá temos como objectivo não só publicar a versão traduzida em PDF e em papel, chamada de Sistema Solar, como também criar universos originais prontos a jogar e de baixa preparação que usem as regras do Sistema Solar como também versões de introdução facilmente jogáveis com pouca preparação.
One of the projects in which we are working together here in Ideonauta is the translation and publication into Portuguese of the Solar System rules set, the one behind The Shadow of Yesterday RPG by Clinton. R. Nixon. These iteration of the rules set, also called Solar System, was published in English by Eero Tuovinen, Finnish game designer and author of games like Zombie Cinema (a story boardgame of survival horror) and the person behind the only Finnish publisher of Indie RPGs, Arkenstone Publishing. These edition of the game shows us in fact the full potential of a game system focused on the character’s personal growth due to facing extraordinary events which eventually takes him to transcend his own existence or role within the game.The rules set achieves just that by basing itself on some concepts borrowed by that great roleplaying game designing toolkit that it is Fudge by Steffan O’Sullivam, mainly the concept of an attribute “ladder”. It is also inspired by the idea that while facing a challenging situation the character can change his convictions or motivations in blink of an eye and also restore his inner strength lost afterwards by dedicating himself to more physical or intimate activities.
At first these particular game system was presented in The Shadow of Yesterday, a half-pulpish, half-romantic but quite humane Sword & Sorcery RPG, even though it was inhabited by elves, goblins and ratkins. Nevertheless, the fact that the system was applied on this colourful setting, heir to an ancient magic cataclysm and the orphan to gods and higher beings, stopped most roleplayers of using it other settings even though, fortunately, the game author, Clinton R. Nixon, great supporter of open licensing and sourcing, had published it freely on-line and with an open license.
It was a question of time until Eero Tuovinen had the idea to rewrite a total generic version of the rules set, without an exclusive setting, that in a sense is the explanation of the way he uses the rules in his own game sessions. The actual license is open to the extent that it permits the copy, distribute, display, and perform the work and also the making of derivative work if you attribute the work in the manner specified by the author or licensor. Eero himself will in the future rewrite a new version of the The Shadow of Yesterday original game setting, the World of Near, to be used with his Solar System rules set. We, here in Ideonauta, intend to not only publish the translated edition in PDF and in printed form, that will be called Sistema Solar, but also create ready-to-play original game settings and low-prep user-friendly introduction materials using Solar System.
De qualquer modo, a jeito de antevisão e depois da quebra de página, aqui vai um excerto da introdução ao Sistema Solar:
Either way, as a preview and after the page break, we present you an excerpt of the Sistema Solar intro section:
Como é o Sistema Solar?
O SISTEMA SOLAR é um sistema de regras desenhado para emular e simular contos heróicos e dramas fantásticos, em tudo similares a filmes. Os protagonistas são personagens inesquecíveis e dignos de nota, capazes de afectar profundamente os desafios e problemas apresentados pelo universo de jogo. Acontecimentos improváveis perseguem-nos, conduzindo-os a aventuras excitantes e situações dramáticas profundamente por eles sentidas.
As regras do jogo dão ênfase ao crescimento do personagem e sua mudança interior; todas as estórias do Sistema Solar são de certo modo estórias de crescimento pessoal onde o protagonista procura e encontra o seu lugar no mundo, mudando-se a si próprio durante o processo. Os jogadores têm a oportunidade de tomar decisões não só acerca de como os seus protagonistas afectam directamente a estória, como também na forma que ela adquire como resultado das suas acções.
Devido à natureza tortuosa das suas estórias de crescimento pessoal, os jogos que usam o Sistema Solar são muitas vezes jogados sob a forma de campanhas narrativas — uma série de encontros nos quais os jogadores desenvolvem uma estória multifacetada que apesar de apresentarem pequenos períodos de divagação estabelecem pontos de viragem cruciais para toda a campanha. Tipicamente o grupo dos jogadores que participam numa campanha consiste de uma macheia de jogadores: um mínimo de três e um máximo de seis jogadores sendo o número recomendado.
Um dos jogadores é chamado de GUIA DE ESTÓRIA, que é em tudo bastante parecido com o tradicional papel autoritário do Mestre de Jogo nos jogos de interpretação de papéis (roleplaying games). O Guia da Estória tem a responsabilidade de jogar os papéis secundários da grande narrativa que o grupo cria em conjunto — a maioria das vezes isso significa dirigir as várias forças antagónicas dispostas em oposição contra os protagonistas da narrativa, à medida que o Guia procura fazer surgir oportunidades de crescimento pessoal para os heróis.
Os outros jogadores, entretanto, tentam adoptar um protagonista heróico, o PERSONAGEM DE JOGADOR, como o seu ponto de entrada na campanha. Os jogadores expressam os pensamentos e feitos destes indivíduos notáveis para seu próprio gozo e para o divertimento do resto do grupo. Além do mais, os jogadores têm a oportunidade de mudar o curso da grande narrativa com as escolhas que os seus personagens fazem para o bem ou mal do seu Eu fictício, dos seus companheiros e do mundo que os rodeia.
SOLAR SYSTEM 1.1 escrito por Eero Tuovinen e traduzido por João Mariano
Baseado em THE SHADOW OF YESTERDAY,
© Clinton R. Nixon 2005,
http://tsoy.crngames.com,
(recuperado 1.5.2008).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Sem comentários:
Enviar um comentário